CONECTAR-SE À NATUREZA

O que acontece quando criança e natureza crescem juntas?

Há uma inquietação nesta pausa, pois esta conexão encontra-se cada vez mais distante da vida das pessoas, na medida em que as maneiras de pensar, construir e viver as cidades contribuem, via de regra, à expansão urbana.

Tais consequências, citando as mais imediatas, são a diminuição da qualidade de vida, os problemas de saúde e o rompimento com a dimensão de biofilia: ligação inata e emocional com as outras formas de vida e os elementos que compõem o meio ambiente – uma dimensão cara, que aumenta repertórios, relações e a imaginação.

Portanto, conectar-se a esta essência é imprescindível. Ao associá-la ao cotidiano das diferentes comunidades, é possível abrir novas perspectivas de viver o urbano, cuidando do próximo e do meio ambiente, sendo capaz de, assim, reconectar o sentido de respeito e compaixão à diversidade.

Dessa maneira, elaborar espaços mais acolhedores para as pessoas e as crianças, com a presença da natureza – de uso comum, como parques, praças, bosques e ruas arborizadas – são elementos que se conectam à uma sociedade em permanente construção.

O Colégio Ser!, ao desenvolver o Projeto “Brincando com a Natureza”, com os alunos da Educação Infantil, firma, nesses princípios, o desafio de incentivar reflexões e práticas socioambientais, mobilizando as crianças e toda a comunidade escolar a religar-se à natureza.

Queremos e apostamos nossos esforços para que as crianças se encontrem, diariamente, com a natureza, percebendo e brincando, contemplando o nosso entorno e se encantando, num movimento em busca da felicidade.

Por: Silmara R. Ferraz