PÁSCOA NO ATELIÊ JARDIM DE AMARILIS

Pensar na Páscoa de forma adequada às crianças da Educação Infantil, preenchendo com mais significado do que apenas o consumo de ovos de chocolate, é um desafio. Porém, a Páscoa é um momento riquíssimo em imagens e podemos utilizar símbolos mais apropriados ao imaginário infantil.

Independente de qualquer religião, podemos trazer aspectos da natureza que representem a possibilidade de transformação humana – da metamorfose positiva de um modo de ser ou situação simbolicamente vivenciados –, pelo processo da lagarta que, para ser borboleta e alçar grandes voos, precisou entrar no casulo e deixar-se transformar. Afinal, dentro de cada um de nós existe uma borboleta sempre pronta para despertar!

No ateliê, as crianças ouviram a história da lagarta e da borboleta, fizeram suas lagartas com retalhos de feltro e as colocaram em um galho de árvore, para comerem muitas folhinhas. Na semana seguinte, as crianças enrolaram as lagartas no casulo e em outro momento, ao desenrolar o fio que recobria a crisálida, com surpresa, descobriram as borboletas! Puro encantamento!

 

 

 

Deixe um comentário